sexta-feira, 16 de julho de 2010

O bom humor e o processo de cura

Não é de hoje que o homem conhece os benefícios do riso. Os médicos gregos da antiguidade já recomendavam aos pacientes uma boa comédia para ajudar no combate a uma doença grave.

A risada faz aumentar a secreção de endorfina que relaxa as artérias, melhora a circulação e beneficia a reação imunológica. Além disso estimula a produção de adrenalina o que ocasiona mais irrigação nos tecidos que recebem mais oxigênio. O bom humor aumenta a capacidade de resistir a dor.

A revista Woman's Day publicou a história verídica de um garoto de 3 anos que salvou sua irmã recém-nascida com um simples ato de amor. A garotinha internada na UTI neonatal, entre a vida e a morte, perdia a batalha pela vida, quando seu irmão começou a cantar para ela. Nesse momento o bebê começou a reagir, a pulsação se estabilizou, a respiração díficil tornou-se suave. E em poucos dias ela se recuperou e foi para casa.

Apesar do estilo " hollywoodiano", esse fato nos revela que um pequeno ato pode significar muito para quem está necessitando de carinho e atenção, e muitas vezes, não tem a companhia da própria família.

Pode-se dizer que o processo terapêutico também se estende às pessoas que entram nessa proposta, pois a sensação de estar ajudando a quem precisa também traz ótimos benefícios para a alma.

Partes do texto retirado daqui.

Abraços ...

Dra. Bolota :O)

Nenhum comentário: